5 Dicas Simples para Você Crescer na Odontologia

Você já se perguntou?

Você abre um consultório, já trabalha há algum tempo ou trabalha com algum outro dentista, trabalha, trabalha, trabalha, não vê nenhum crescimento e se depara com inúmeras perguntas que te fazem quebrar a cabeça:

Por que meu consultório não cresce? Por que minha clínica não vai pra frente? Será que preciso melhorar meu preço? Como aumentar minha clientela? Como aumentar as vendas? Como fechar mais orçamentos? Por que o colega da frente vive cheio de pacientes?

Como aumentar vendas Dentista Digital

Antes de pensar em como fechar mais orçamentos, em precificação do tratamento ou como aumentar o número de clientes, você deve analisar 5 fatores simples, porém essenciais para você crescer no seu trabalho e obter melhores resultados.

Continue lendo e entenda estes 5 fatores:

📌 A Qualidade do Seu Trabalho
📌 A Sua Oferta
📌 Reconhecimento
📌 Credibilidade
📌 Relacionamento

Se você preferir, pode ouvir esse artigo no formato de Podcast. Dê o play abaixo!

1. Qualidade do seu trabalho

Qualidade odontologia

Analise friamente a qualidade do seu trabalho. E por que isso?

Normalmente, sempre achamos o que fazemos muito bom, que não tem nada de errado e que, às vezes, é melhor que do outro. É normal ter esse sentimento de confiança.

Passamos muitas vezes olhando ou julgando o atendimento, as atitudes dos colegas e muitas vezes esquecemos de rever as nossas próprias atitudes e como atendemos.

Pare, dê um passo pra trás e faça essa autoanálise. Analise o seu trabalho, o que você faz super bem e o que precisa ser melhorado, busque informações, atualize-se, frequente cursos, palestras, leia conteúdos, artigos a fim de melhorar e crescer sempre.

A única coisa que pode impedir uma pessoa a ter sucesso é ela mesma.
– Stephen Covey, do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

2. A sua oferta

Oferta odonto

Se a qualidade do seu trabalho é realmente boa, analise se a sua oferta é boa e como é a percepção do seu cliente frente a isso.

Veja quais são os seus diferenciais, o que você oferece ou deixa de oferecer aos seus pacientes: conforto, pontualidade, atendimento rápido e de qualidade, garantias, segurança?

Analise todos os aspectos possíveis e ofereça o que há de melhor para o seu paciente. Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder.

Mas nunca prometa aquilo que não possa cumprir e sempre faça mais do que você prometeu, supere as expectativas do seu cliente e encante-o.

3. Reconhecimento

Reconhecimento Odonto

Quantas vezes você faz o melhor serviço possível e o paciente não reconhece e não te recomenda?

Por algum motivo, o paciente não sabe ou não entende o que está sendo feito.
Se você pretende ascender em sua carreira profissional, é preciso divulgar seu trabalho.

A autopromoção não é um comportamento instintivo, e promover seu trabalho pode parecer estranho, como se você estivesse se vendendo, mas não leve isso a mal isso, pois não tivemos esses ensinamentos durante a faculdade.

E vender não é somente no sentido de convencer o paciente a fechar o tratamento com você, mas em como você explica o seu tratamento, como você expõe as informações e passa de forma clara, de forma entendível ao seu paciente.

Não tenha pressa. Mostre pelo espelho a restauração que acabou de fazer, o resultado final da sua endo, explique o passo a passo da sua cirurgia, fale da importância de cada procedimento.

Então, coloque o seu lado vendedor em prática. Venda seu tratamento e se autopromova, não tenha vergonha disso. Fale o quão excelente ficou o seu tratamento, de forma sútil e sem demonstrar arrogância.

Esse reforço positivo do seu trabalho, irá fazer o paciente ter uma percepção positiva também. Assim, reconhecendo o seu trabalho, ele fará um “boca a boca” positivo.

E não esqueça de deixar alguns cartões de visita com seu paciente. Peça a ele, gentilmente, indicar e entregar para amigos, família, conhecidos que precisam de algum dos seus serviços.

Está gostando do artigo?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novidades do Dentista Digital>

4. Credibilidade

Credibilidade Odonto

A maioria dos pacientes chega na clínica com um certo “ar” de desconfiança. Às vezes, passou momentos nada agradáveis em algum outro lugar ou alguém contou as más experiências na cadeira do dentista. Portanto, você precisa que seu paciente adquira confiança em você.

Para adquirir confiança você precisa ser verdadeiro e impressionar o seu paciente. No momento em que você finge ser mais do que realmente é, sua credibilidade vai embora.

E se você ainda não tem uma especialidade, faça um curso, uma atualização, uma especialização para gerar mais notoriedade pelos seus pacientes. Se tem um consultório próprio, exponha seus títulos em sua sala.

Procure também aumentar sua reputação e seu círculo de networking. Frequente palestras, congressos, mantenha contatos, não troque apenas cartõezinhos de visita e faça parte de ações sociais da sua cidade, qualquer uma que seja, pois o importante é ajudar e dar retorno a sua comunidade. Um exemplo é a Turma do Bem.

5. Relacionamento

Relacionamento Dentista Digital

Atendimento diferenciado e competente gera uma imagem positiva na mente do cliente, favorecendo o seu sucesso e da sua clínica ou consultório, ou onde você estiver trabalhando.

Relacionamento vai além do contato entre você e outra pessoa.

Crie vínculos com seus pacientes e equipe, mesmo que sua equipe seja só você e sua secretária. Faz toda a diferença quando você conhece seus clientes e sua equipe e os trata bem.

Como você atende? Como você age em determinadas situações? Como você lida com as pessoas em sua volta?

Crie relações estreitas baseadas na empatia com o próximo. Empatia é um sentimento além, capaz de promover uma conexão emocional entre as pessoas, respeitar e entender os sentimentos da outra pessoa. Em outras palavras, é saber se colocar no lugar do outro. Podemos chamar de compreensão.

Se coloque no lugar do paciente e dos seus funcionários e imagine como você gostaria de ser tratado se você fosse o paciente ou funcionário, nas mais diversas situações, das mais simples até as mais complicadas.

Essa reflexão vai te ajudar a pensar melhor antes de ficar de cabeça quente quando um possível evento acontecer.

segredos revelados odontologia

 

O vídeo abaixo explica de forma divertida o tema:

O segredo do sucesso está no relacionamento.

E para finalizar…

INDEPENDENTEMENTE de onde estiver trabalhando, em seu próprio consultório, na clínica de algum colega ou ainda em algum serviço público revise essas 5 dicas e coloque-as em prática:

1. Analise e faça um trabalho de qualidade;
2. Veja seus diferenciais e supere a expectativa do seu paciente;
3. Divulgue seu trabalho e se autopromova;
4. Adquira confiança e seja verdadeiro, busque aumentar seu networking;
5. Seja diferenciado e competente, trabalhe a sua empatia.

Não esqueça, gentileza gera gentileza! Acredite nisso e veja como a sua percepção sobre o mundo e as pessoas em sua volta muda.

Notar cedo as pequenas mudanças ajuda-o a adaptar-se às maiores que ocorrerão.
– Spencer Johnson, do livro Quem Mexeu no Meu Queijo


Essas são apenas algumas das sacadas que podemos fazer para melhorar nosso trabalho e crescer rumo à excelência!

Fique de olho, pois iremos aprofundar nesses assuntos e muitos outros, tais como gestão, finanças, convênios, relacionamento interpessoal, marketing, empreendedorismo e muito mais.

Então não deixe de colocar o seu e-mail no campo logo abaixo e receba todas as nossas novidades por e-mail.

Se gostou do artigo, use os botões acima e compartilhe com seus amigos dentistas. E se lhe foi útil de alguma forma, deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

Quero receber as novidades do Dentista Digital

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Um grande abraço e até breve!
Pablo Vieira.

 

 

Faça sua pergunta ou deixe seu comentário

2 Comentários

  1. Juliana Dinelli

    Percebi que a intenção aqui não é fazer dentistas melhores. E sim pessoas melhores. E no consultório cada dia que passa, vejo o quanto os pacientes dão valor para isso. Eles sentem o quanto nos doamos como pessoa a cada consulta. Além disso curti muito os vídeos, foi muito construtivo ter acesso a eles. Obrigada!

    1. Pablo Vieira

      Muito obrigado pelo feedback, Juliana! Fico contente em saber que este conteúdo te ajudou de alguma forma. Em breve, terei mais conteúdos pra agregar muito na sua vida pessoal e profissional, e de todos. Um abraço!

Comentários encerrados.