Como Causar uma Primeira Boa Impressão em Seus Pacientes e Funcionários

Você já sentiu isso?

Aquele receio de não causar uma boa impressão ao seu novo paciente?

Você tem certeza de que faz um bom trabalho, mas antes do paciente conhecer seus serviços, geralmente, é a primeira impressão que fica.

Segundo pesquisas, 71% dos tratamentos fechados com sucesso estão relacionadas diretamente sobre o que o cliente achou de você logo de cara.

Odontologia impressão

Parece familiar?

Não se preocupe! Todos nós desejamos passar aquela primeira boa impressão em um primeiro contato, seja no meio profissional como no âmbito pessoal. Porém, às vezes, não sabemos como podemos fazer isso.

Logo, vou mostrar como causar uma primeira boa impressão com seus pacientes e funcionários, através de uma simples, mas poderosa regra de ouro.

E você poderá por em prática hoje, agora, todos os dias no seu trabalho e na sua vida pessoal.

Preparado?

Então continue lendo, pois esse é o primeiro artigo de uma série que vou falar a respeito de como ter uma relacionamento saudável e causar impacto positivo nas pessoas.

E mais:

📌 Como Passar uma Boa Impressão
📌 Quanto Tempo Leva para a Primeira Impressão Ser Formada
📌 A Força da Primeira Impressão
📌 Atitude Mental
📌 O Que Fazer Quando Não Tiver de Bom Humor
📌 O Valor de Um Sorriso
📌 O Poder do Sorriso no Telefone e no Whatsapp
📌 Na Prática

Ansioso?

Vamos lá!

Quanto tempo a “primeira impressão” leva para ser formada?

Dentista Primeira Impressão

Meio segundo, de acordo com um estudo feito na Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha. Em algum casos, leva mais tempo, de 30 segundos a 3 minutos.

É um reduzido espaço de tempo para gerar empatia e determinar o que o paciente pensará sobre você: se passa credibilidade, confiabilidade, competência e até agressividade.

Os julgamentos iniciais sobre uma pessoa dificilmente são desfeitos. Mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, a opinião inicial se impõe por muito tempo e pode ser mais forte que imaginamos.

Por isso, devemos nos atentar a sempre passar uma boa impressão logo no primeiro contato com um novo paciente, novo funcionário ou com algum dentista que irá trabalhar com você. De forma geral, com as pessoas em sua volta.

Nada como “quebrar o gelo” com um sorriso dizendo “Olá” ao seu paciente

Sorria

Seu cativante sorriso.

Sem mais mistérios, essa é a regra de ouro para causar uma primeira boa impressão: o seu sorriso.

Uau. Mas é só isso???

Por acaso, estava escrevendo esse artigo há uns dias e deparei com uma reportagem do ano passado do G1, Jornal Nacional, no meu feed de notícias do Facebook, falando justamente sobre isso: “Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores – Pesquisa aponta que 79% dos funcionários sorri ao ver um cliente entrar na loja. Na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar, o percentual é 97%.”

Sim, infelizmente, quando entramos em alguma loja, padaria, estabelecimento, não somos nem contemplados com um sorriso espontâneo de bom dia, o que você/Sr/Sra deseja?

Os antigos chineses tinham o seguinte provérbio:

Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja.

E em um consultório ou clínica não é diferente. A recepcionista não dá bom dia, não sorri. O dentista é carrancudo, não se importa em demonstrar bons modos, educação, simpatia.

Para fazer um paciente gostar de você e causar uma boa impressão, e isso é válido em todas as circunstâncias, o fator mais atraente da sua personalidade é o seu sorriso.

Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz: “Estou contente por vê-lo“.

Paciente sorridente

E nada como unir esse belo gesto, sorrir, com a nossa profissão que trabalha justamente com “reabilitar” sorrisos, certo?

As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência. Existe mais informação num sorriso do que numa expressão carrancuda, e o seu efeito é poderoso, mesmo quando não pode ser visto.

Portanto, sorria quando atender o telefone na sua clínica e diga “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”. Peça a sua recepcionista fazer isso sempre quando atender um telefonema. Até mesmo durante uma ligação, mantenha um sorriso no rosto enquanto conversa. Faça um teste durante uma semana e irá se surpreender com a força desse gesto, mesmo quando a pessoa não está te vendo. Seu “sorriso” é transmitido pela sua voz.

Mas você não sente vontade em sorrir? O que fazer então?

Sem vontade de sorrir

Duas coisas podem ser feitas:

Primeiro, obrigue-se a sorrir. E não estamos falando em sorrir forçadamente. Sacuda esse seu mal estar, tire essa energia ruim a sua volta e se estiver só, assobie ou cantarole uma melodia ou uma canção. E segundo, aja como se já fosse feliz e isso tenderá a torná-lo mais feliz ainda.

A ação parece acompanhar a sensação, mas, na realidade, ação e sensação andam juntas; e regulando a ação, que está sob nosso controle, podemos indiretamente regular a sensação, que não está. Deste modo, o caminho para o bom humor é proceder alegremente, agindo e falando como se o bom humor já estivesse lá.
– William James, psicólogo e filósofo

Todos buscamos felicidade no mundo e existe um caminho certo para encontrá-la. Esse controle da felicidade se dá pelo nosso mindset que, em outras palavras, é configuração da mente, o controle da sua mente, e que ficará para um outro artigo.

Segredos Revelados Odonto Ebook

Mas voltando, a felicidade não depende de condições externas. Depende de condições internas. Não é o que você tem, ou quem você é, ou onde está ou o que você está fazendo que o tornam feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre isso, a sua percepção positiva das coisas, e depende da sua atitude mental.

Nada é bom ou mau, nosso pensamento é que o faz.
– William Shakespeare

E se você é um pouco tímido, espantar a timidez em um primeiro contato pode parecer algo impossível, mas não é. Tente mirar nos olhos do outro e sorri. O sorriso informa a outra pessoa que você a aceita e quando não sorrimos e não fazemos contato visual demonstra que não estamos interessados.

Está gostando do artigo?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as novidades do Dentista Digital>

O valor de um sorriso

Sorrir Dentista

O efeito de um sorriso e um bom dia, olá, tudo bem, como posso te ajudar é imediato. E é como o sorrir de um bebê ou uma criança, é contagiante.

Pratique já nas primeiras horas da manhã, dê um sorriso e um bom dia aos seus familiares, cumprimente o porteiro com um sorriso, dê boa tarde, um aperto de mão no seu paciente, diga boa noite ao motorista do ônibus, às pessoas que você sempre cruza todos os dias. Um sorriso…

Nada custa, mas cria muito.
Enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores.
Dura apenas um segundo, mas, muitas vezes, a memória o
guarda para sempre.
Ninguém é tão rico que possa ir adiante sem ele, e ninguém
é tão pobre que não fique mais rico com seus benefícios.
Traz a felicidade ao lar, alimenta a boa vontade nos negócios
e é a senha dos amigos.
É repouso para o fatigado, incentivo para o desanimado,
alegria para o triste, e o melhor antídoto da Natureza para o
mau humor.
Não pode ser comprado, mendigado, emprestado ou roubado,
pois é alguma coisa que não é artigo de valor para ninguém
senão quando dado naturalmente.
Pois ninguém necessita mais de um sorriso do que os que
nada têm para dar!
– Autor desconhecido

Sorriso

Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Se motive e motive a sua equipe a fazer isso todos os dias no trabalho. Boa educação e um bom sorriso andam juntos!

Permita-se sorrir mais, pratique todos os dias! SORRIA! Afinal, você é dentista e cuida dos sorrisos!


E como é no seu dia-a-dia?  Você costuma sorrir todos os dias? Conte-nos abaixo suas experiências ou envie um email para: pablo@odentistadigital.com que responderei pessoalmente.

Se gostou desse artigo, curta, use os botões acima e compartilhe com seus amigos dentistas e recepcionistas, secretárias, com toda sua equipe e promova essa prática de sorrir!

Quer receber nossos artigos por email? Logo baixo tem um campo onde é só digitar o seu email e se cadastrar! 😀

Segredos Revelados Odonto Ebook

Faça sua pergunta ou deixe seu comentário

2 Comentários


  1. Muito bom o artigo!
    Um sorriso é capaz de realizar grandes mudanças em quem recebe,as também em quem sorri.
    Parabéns por mais esse artigo.

    1. Pablo Vieira

      Muito obrigado, Janaína! Feliz que tenha gostado desse artigo! Semana que vem teremos mais! Abraços

Comentários encerrados.